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April 21, 2023

Migrar para o Google Analytics 4 (GA4) em 6 passos

Se chegou até aqui, é porque já percebeu que o GA4 veio para ficar e que Universal Analytics vai deixar de processar dados a partir de julho de 2023. Se ainda não fez a migração para o Google Analytics 4 está na altura de fazê-lo. 

Este processo não precisa de ser uma dor de cabeça. Siga o nosso passo a passo e comece hoje a analisar os seus dados e a entender a importância de cada touchpoint na jornada do consumidor.

As novidades do GA4

O Google Analytics 4 dispõe de novos recursos para obter uma visão mais ampla e precisa dos dados, favorecendo a previsão do comportamento do utilizador enquanto mantém a sua privacidade.

Assim, a agregação de dados customer-centric é a promessa do Google Analytics 4 para os analistas. As novas atualizações da ferramenta vão permitir-nos mensurar o valor de cada canal e ação da estratégia na tomada de decisão do utilizador.

Mas o que é que este upgrade nos traz de novo? É o que vamos ver a seguir. Tome nota!

  • Insights e previsões através da Inteligência Artificial. Com estes dados a margem de erro das suas decisões diminui, possibilitando uma avaliação consciente dos ses negócios e ações.
  • Integração mais profunda com o Google Ads. O cruzamento dos dados entre as duas ferramentas permite medir com maior certeza as interações dos utilizadores com o seu website.
  • A recolha de dados passa a assentar nas quatro fases do ciclo de vida do consumidor: aquisição, engagement, conversão e retenção.
  • Personalização dos anúncios e campanhas. Agora os analistas podem controlar como recolhem, utilizam e partilham os dados.
  • Modelo de dados mais rápido e preciso. Os dados passam a ser baseados nos eventos, utilizadores e engagement.
  • Integração com o BigQuery, o que permite uma análise de dados mais detalhada.
  • O Google Signals é um novo recurso que rastreia os utilizadores em diferentes dispositivos.
  • Monitorização de cada evento ao detalhe com a DebugView. Esta novidade facilita a deteção de possíveis melhorias ao seu website.
  • Exploração do funil e de caminhos. Esta visão fornece-lhe as etapas, caminhos e ações dos utilizadores até realizarem um objetivo definido ou chegarem a uma página do website.
  • Sobreposição de segmentos. O GA4 viabiliza a comparação até três segmentos: novos utilizadores, tráfego mobile e utilizadores que converteram. A partir destes segmentos é possível criar e isolar segmentos personalizados.

Passo a passo para a Migração GA4

Existem várias metodologias para a integração com o GA4. Mediante a nossa curva de experiência, apontamos, neste guia, os principais passos que seguimos para uma migração eficiente. Em caso de dúvida pode consultar este guia da Google ou entrar em contacto com a nossa equipa.

1. Criar uma propriedade do Google Analytics 4

O primeiro passo é transferir a atual propriedade do UA para o GA4 nas definições de administrador do Google Analytics. Basta seguir os seguintes passos: "Fazer upgrade para o GA4" > "Quero conectar a uma propriedade existente do Google Analytics 4" A partir deste momento, a plataforma transfere a propriedade para o GA4.

Considere que todas as propriedades criadas a partir do dia 14 de outubro de 2020 já utilizam a plataforma atualizada.

2. Configurar a propriedade do Google Analytics

O GA4 inicia a recolha de dados após a adição da tag do Analytics às páginas do website. Esta tag pode ser inserida através do Google Tag Manager ou de Third-Party Measurement Implementation Request (plug-in) ou então através de código no backoffice do website.

3. Definir os itens a migrar para o GA4

Neste ponto deve listar os itens-chave que devem ser recriados na nova plataforma. No entanto, tenha sempre em atenção os seus objetivos concretos e o respetivo modelo de negócio.

Esta listagem deve ser minuciosa, uma vez que os modelos de dados do UA e do GA4 são muito diferentes.

Os principais itens a recriar no GA4, por norma, são os seguintes:

  • Eventos e metas
  • Dimensões e métricas personalizadas
  • Referências excluídas
  • Audiências

4. Recriar item a item no GA4

Dada a semelhança da adição de itens entre as duas versões das plataformas, a migração da maioria é automática, logo que começa a receber dados. Neste sentido, o foco deve ser confirmar se estes dados fluem e recriar eventos que o Google não tenha recriado automaticamente e que fizessem parte do UA.

4.1. Eventos e metas

Comece por migrar as metas baseadas em eventos e a seguir as que haviam sido criadas com base em páginas de destinos através da interface ou código. Por fim, recrie as metas criadas com base numa audiência. Neste caso, primeiro deve criar a audiência.

4.2. Dimensões e métricas personalizadas

Se já criou dimensões e métricas personalizadas no UA, não se preocupe, o processo no GA4 é bastante semelhante. Por isso siga os mesmos passos do passado.

4.3. Referências excluídas

Aqui o procedimento também é bastante simples. Basta seguir os seguintes passos:

  • Aceda à sua propriedade no painel de administrador
  • Clique em “Stream de dados” > “Web”
  • No fundo da página configure as definições de etiquetas
  • Depois de ver todas as definições disponíveis clique em “Listar referências indesejadas”
  • Finalize ao guardar a informação

4.4. Audiências

A criação de audiências é essencial não apenas para a realização de anúncios e campanhas, mas também para as conversões do GA4. Para migrar as audiências para a nova ferramenta, aconselhamos que o faça através do Google Tag Manager.

5. Configurar reports personalizados

Depois de configurada a propriedade deve configurar os relatórios mais ajustados ao seu negócio. No GA4, a maioria dos relatórios não está “pronto a utilizar”. Com esta nova feature os relatórios são 100% orientados às suas necessidades.

6. Verificar se os dados fluem

O processo só está finalizado quando validar se os novos dados que entraram no GA4 correspondem a dados reais, corrigindo duplicações e eventuais erros.

Migração de dados do UA para o GA4

Dada a importância dos dados, o GA4 permite a transferência de alguns dados a partir do UA. No entanto, dada a nossa experiência, aconselhamos sempre o arquivo de toda a informação, devido a determinadas incompatibilidades.

Neste momento, é possível importar os seguintes dados do UA para o GA4:

  • Dados sobre CPC, cliques e impressões em anúncios de terceiros
  • Dados sobre o utilizador como o CLV. Estes dados facilitam a criação de segmentos e listagens para a realização de remarketing e retargeting
  • Eventos offline
  • Dados sobre produtos como cores, estilos, tamanhos e outras caraterísticas

Para rematar

A recolha de dados com foco no consumidor e no seu comportamento são a grande aposta do novo Google Analytics. Este novo modelo de dados confere-lhe uma grande vantagem competitiva ao ajudá-lo a perceber como funciona a jornada do consumidor no seu modelo de negócio.

Agora que já percebeu o potencial desta atualização e tem todas as ferramentas para proceder à migração para o GA4 está pronto para explorar todos os seus recursos e ferramentas.

Continua com dúvidas? A nossa equipa pode ajudá-lo a configurar o GA4 no seu website. Agende aqui uma reunião e encontre o caminho certo para o seu negócio.